Programa
Minho - No litoral norte do país, está situada esta região com uma densa vegetação e uma profunda riqueza histórica. A herança de um passado distante vê-se por todo o lado: em solares e mansões com brasões, vilas, cidades, castelos. Além da sua arte irrepreensível, também poderá desfrutar de uma vasta gastronomia, de leves e acidulados vinhos (vinhos verdes), de vinhos fortes e de uma grande variedade de artesanato que mistura o brilho da filigrana com a cor dos bordados da região. Guimarães, a "Cidade Berço", é uma cidade com um glorioso passado histórico, cuja história está associada à fundação no séc. XII da identidade nacional portuguesa. Ainda conserva o castelo do século X que assenta na rocha mãe da colina que domina o casario e a igreja de São Miguel do século XII, consideradas em conjunto uma das sete maravilhas de Portugal.
O Centro Histórico de Guimarães constitui um vestígio único de um tipo particular de concepção de cidade, com o seu tecido urbano medieval, que conforma uma sucessão de praças de grande valor, tipicamente diversificadas, casas pequenas, ruas estreitas, avenidas barrocas, varandas de madeira, que se conjugam para brindar um espectáculo de outros tempos. É no centro histórico de Guimarães que se concentram a maior parte dos bares da cidade. O palácio dos duques de Bragança é uma construção do século XV, hoje transformado no grande museu da cidade, onde dormem os seus salões com enormes tectos de madeira, as tapeçarias e o mobiliário de varias épocas diferentes e uma impressionante capela. Outros lugares de interesse são a praça de Santiago, o Largo do Toural e o impressionante convento de Santa Clara transformado em Câmara Municipal, a igreja de Santo Dâmaso, os Paços Municipais, a igreja de Nossa Senhora de Oliveira. Como praças, a mais bonita é a do Largo Oliveira, onde se encontra a catedral. Mas o mais encantador é a praça, sempre muito animada, com as suas casas brasonadas, pórticos e edifícios nobres que a rodeiam.
A cidade de Braga, “a Roma de Portugal”, talvez o principal centro religioso do país, é conhecida pelas suas igrejas barrocas, esplêndidas casas do século XVIII e jardins e parques elaborados. Os velhos bairros são solenes e antigos, mas tem a cidade um estilo de vida animado, com as suas universidades, bares e restaurantes. Entramos em Braga pelo Arco da Porta Nova, uma das portas da cidade antiga. Chegamos á praça da Republica, com os seus famosos cafés como Viana e Brasileira, onde se reuniam os intelectuais de Braga. A igreja mais imponente é a Sé, que exibe vários estilos, do romano ao barroco. Caracteriza-se pela escultura religiosa manuelina, que se encontra expressa no seu altar-mor e na pia baptismal. Pela sua riqueza histórica e cultural, a Sé Catedral de Braga merece uma visita.
Outras monumentos dignos de menção:
-Igreja da Misericórdia - renascentista, em estilo italiano, encostada à Sé Catedral.
-Antigo Paço Arquiepiscopal Barcarense - Extraordinário conjunto, composto por três corpos de características e épocas distintas.
-Torre de Menagem - única construção que restou do antigo Castelo.
-Casa dos Coimbras do século XVI. -Palácio do Raio - construído em 1754, é um dos mais notáveis edifícios de arquitectura civil da cidade, em estilo barroco joanino.
-Palácio dos Biscaínhos - do século XVII, XVIII e XIX, com belíssimos interiores ornamentais e com paredes apaineladas de azulejos.
Santuário do Bom Jesus do Monte - sítio magnifico onde se conjuga a obra da natureza com a notável obra do homem, (vasta, diversificada e absolutamente fabulosa), numa das maiores intervenções tardo barrocas do País, é o segundo maior centro de peregrinação de Portugal. As escadarias em ziguezague com uma capela de cada lado e a Igreja no cimo das escadas são os pontos de maior interesse. Todo este santuário está rodeado de pequenas capelas, jardins, grutas, fontes, estátuas e grutas que fazem as maravilhas dos visitantes. No cimo há a basílica de estilo barroco, a 400m de altura, onde se podem ver vistas impressionantes de Braga, Viana do Castelo e praias de Esposende.
Barcelos – provavelmente o mais conhecido símbolo de Portugal, o colorido galo de cerâmica, tem as suas origens na formosa cidade de Barcelos. Aparte do famoso galo, outra atracção de Barcelos é o enorme mercado semanal levado a cabo ás quintas-feiras no Campo da Republica. Esta praça aberta no centro da cidade é uma das maiores do seu género no país, e o mercado exibe uma variedade enorme de cerâmica, junto a outros artesanatos locais. Outras partes de interesse da cidade incluem o velho bairro judeu e as varias ruas alinhadas com casas medievais e barrocas. A cidade contem uma diversidade de monumentos, como a Casa do Condestável, o Campo da Republica e um Museu de Artes e Artesanato – e a sedutora localização junto á margem do rio é um lugar bastante agradável para passar a metade do dia passeando.